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REFLEXÃO+AÇÃO=EVOLUÇÃO

Durante todas as aulas são trabalhados os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Os conteúdos conceituais são os conteúdos que respondem à questão “o que”. “Envolve abordagens de conceitos, fatos, teorias, hipóteses e princípios e fazem referência à construção ativa e dinâmica das capacidades intelectuais para que os alunos possam operar símbolos, signos, ideias, imagens que representam a realidade” (ANTUNES, 2010, p. 49).

Os conteúdos procedimentais são as práticas que respondem a “como” algo é realizado, “expressam o saber fazer e dão corpo e alma ao que chamamos de “competência”. Envolvem as tomadas de decisões e as análises das ações. “A realização de um procedimento adequado garante a interpretação da aprendizagem de um conteúdo conceitual” (ANTUNES, 2010, p. 51). Zabala (2014) afirma inda que os conteúdos procedimentais são as regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias, os procedimentos; um conjunto de ações ordenadas e com um fim, ou seja, dirigidas para a realização de um objetivo. Exemplos: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar, etc.

Para Zabala (2014), o treino, a repetição das ações e a exercitação múltipla são elementos imprescindíveis para o domínio competente, não bastando realizar apenas uma vez as ações do conteúdo procedimental. “É preciso fazê-lo tantas vezes quantas forem necessárias até que seja suficiente para chegar a dominá-lo, o que implica exercitar tantas vezes quantas forem necessárias as diferentes ações ou passos destes conteúdos de aprendizagem” (ZABALA, 2014, p. 39).

Os conteúdos atitudinais são os que ligam-se às normas, valores e atitudes. Antunes afirma que, “[...] trabalhar valores significa [...] desafios às reflexões, propostas às inteligências, envolvimento com as dúvidas existenciais” (ANTUNES, 2010, p. 59). Defende ainda que, “todo professor é, em essência, um educador, é um arquiteto de amanhãs e se recusar a ajudar o aluno na identificação de valores a perseguir, está deixando de cumprir sua razão ética ao ensinar” (ANTUNES, 2010, p. 57).

Os conteúdos factuais são os que respondem sobre o “onde”. É o conhecimento de “fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território, a localização ou a altura de uma montanha, os nomes, os códigos, os axiomas, um fato determinado num determinado momento, etc. Sua singularidade e seu caráter, descritivo e concreto, são um traço definidor” (ZABALA, 2014 p. 34).

REFLEXÃO+AÇÃO=EVOLUÇÃO

(conceito +procedimento= atitude)