Cursos 

DESENHO                                                                         PINTURA SOBRE TELA                                            TINTA ACRÍLICA  ou  TINTA A ÓLEO

As aulas são elaboradas conforme o perfil dos alunos, ao analisar os interesses e os processos cognitivos dos aprendizes.

 

Os objetivos são por meio das atividades práticas: 

Tanto o curso presencial quanto o curso on line de desenho e pintura foram elaborados com um método exclusivo (STArte) inteiramente criado e desenvolvido por Silvia Trentin visto a ampla experiência prática e teórica desde 1998.

O curso possui o diferencial de ser um curso que estimula o estudante a pensar sobre o seu processo criativo ao abordar os conceitos e técnicas principais durante suas práticas artísticas.

O curso foi desenvolvido em módulos e é indicado para crianças acima de oito anos.

Constantemente seu conteúdo é atualizado de modo a atender as especificidades de cada usuário.

O que você vai aprender?

1)  Primeiramente você vai conhecer as técnicas ensinadas e como os conteúdos são abordados de forma a facilitar o aprendizado.

2)  Desenvolver sua percepção ao compreender as etapas da produção artística que envolvem a criatividade, concentração e confiança.

3)  Como se dá todo o processo da construção de uma imagem.

4)  Como entrar no processo de fruição artística.

5)  As diferentes técnicas e conceitos que existem na área do desenho e da pintura.

6) Como analisar suas dificuldades, facilidades e desejos no seu processo da produção artística a fim de evoluir.


Módulo 1) Conceitos básicos: fundamentos do desenho 

Gênero Natureza Morta

1.1 Diferentes tipos de desenhos

1.2 Diferentes materiais artísticos

1.3 Tamanho, gramatura e texturas dos papéis

1.4 Estudo do grafite

1.5 LUZ E SOMBRA/ESCALA TONAL/VALORES

1.6 OBSERVAÇÃO DIRETA/OBSERVAÇÃO EIXOS NA COMPOSIÇÃO

1.7 PROPORÇÕES E EIXOS

1.8 REPRODUÇÃO DE IMAGENS/OBJETOS

             Gênero NATUREZA MORTA

1.8.1 Figuras geométrica, planos e sólidos geométricos

18.2 Objetos do cotidiano (garfo, copos, facas,...)

1.8.3 Frutas (maça, pera, bananas, melância,...)

1.8.4 Objetos ambientes internos (cadeiras, mesas, janelas,...)

1.8.5 Carros (vista frontal, lateral, superior,...)

1.8.6 Motos, bicicletas, patinetes,...

1.8.7 Caminhões/trens/aviões

1.8.8 Transportes futuristas

 

Módulo 2) Aprofundamento dos conceitos 

                     Gênero: plantas/paisagens/animais

2.1 LINHA ÁUREA

2.2 ESTUDO DAS CORES (1ª, 2ª,3ª, COMPLEMENTARES, TEMPERATURA)

2.3 OBSERVAÇÃO DE IMAGENS DIRETA

2.4 OBSERVAÇÃO DE IMAGENS INDIRETA

2.5 REPRODUÇÃO/FUSÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS

2.6 GÊNERO Plantas árvores/folhas/vegetação

         2.6.1 Desenho de árvores

             2.6.2 Desenho de galhos

             2.6.3 Desenho de folhas

             2.6.4 Perspectiva dos troncos (primeiro, segundo e terceiro planos)

             2.6.5 Flores

             2.6.6 Copo de leite, antúrio,...

             2.6.7 Flores orquídeas

             2.6.8 Flores rosas

2.7 GÊNERO de Paisagens

Como construir cenários? Como fazer reflexos?

2.7.1 Pintura do céu

2.7.2 Paisagens naturais campo/florestas

2.7.3 Paisagens naturais mar (movimento das ondas)

2.7.4 Paisagens naturais jardins

2.7.5 Paisagens de pôr do Sol/Lua

2.7.6 Paisagens urbanas casaril

2.7.7 Paisagens urbanas prédios

2.7.8 Paisagens urbanas futuristas

2.8  GÊNERO Animais

2.8.1 Proporções de corpo e cabeça

2.8.2 Estudo de pêlos

2.8.3 Caninos (cães)

2.8.4 Caninos (lobos,...)

2.8.5 Felinos (gatos estáticos e em movimento)

2.8.6 Felinos (leões, tigre,...)

2.8.7 Desenho de aves (estudo das penas)

2.8.8 Insetos, Peixes, anfíbios e répteis

Módulo 3) O desenho gestual: Retrato/Figura Humana

3.1 EXPRESSÃO LINEAR

3.2 RETRATO

3.2.1 Olhos, nariz, boca, orelhas

3.2.2 Formatos de rosto

3.2.3 Rosto feminino X rosto masculino

3.2.4 Posições frontal, perfil e 3/4

3.2.5 Cabelos lisos, ondulados, crespos

3.2.6 Cabelos coloridos e penteados

3.2.7 Cores de pele

3.2.8 Estudo de mãos e pés

3.3 REPRODUÇÃO POR MALHA

3.4 FIGURA HUMANA

3.4.1 Proporções do corpo conforme idade

3.4.2 Corpo criança

3.4.3 Corpo feminino

3.4.4 Corpo masculino

3.4.5 Figura humana (heróisxheroínas)

3.4.6 Estudo dos músculos

3.4.7 Figura humana em movimento

3.4.8 Figura humana e ciborg

3.4.9 Desenho gestual - Modelo vivo


3.5 O VALOR TONAL NAS COMPOSIÇÕES

3.6 PALETA DE CORES E O USO NO DIA A DIA

3.7 INTERAÇÃO ENTRE FIGURAS HUMANAS

3.8 INTERAÇÃO FIGURA HUMANA COM ANIMAIS

Módulo 4) Estudos da Perspectiva

4.1 UM PONTO DE FUGA, VISTA FRONTAL

4.2 UM PONTO DE FUGA, VISTA SUPERIOR E INFERIOR

4.3 DOIS PONTOS DE FUGA

4.4 PERSPECTIVA E CORES EM AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS

4.5 PONTOS DE FUGA

4.6 SUBIDAS E DESCIDAS

4.7 CINCO PONTOS DE FUGA

4.8 ANAMORFISMO

Módulo 5) Inspiração visual: comunicação e elementos visuais

5.1 FASES DA CRIATIVIDADE

5.2 MAPA DE PALAVRAS/CAIXA MORFOLÓGICA

5.3 RECURSOS PARA INSPIRAÇÃO VISUAL (OLHOS FECHADOS/MÚSICA)

5.4 DESENHO MACRO E DESENHO MICRO

5.5 DESENHO COM O HEMISFÉRIO DIREITO CEREBRAL (IMAGEM INVERTIDA)

5.6 DESENHO DAS SILHUETAS (PINTA ESPAÇO POSITIVO OU NEGATIVO)

5.7 COMPOSIÇÃO VISUAL (REGRA DOS TERÇOS, Nº OURO,..)

5.8 TEXTURAS VISUAIS (pontos, linhas, cores, formas geométricas formais/informais)

Módulo 6) Aprofundamento técnico do desenho Hiper realista e/ou Simbólico

6.1 DESENHO REALISTA E DESENHO SIMBÓLICO

6.2 TEXTURAS LISAS (PANOS, COPOS VIDRO, ALUMÍNIO, PLÁSTICOS,...)

6.3 TEXTURAS ÁSPERAS (TRONCOS, ROCHAS, PAPEL AMASSADO, XADREZ)

6.4 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO HIPER REALISTA (CONTRASTES,..)

6.5 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO MANGÁ (CONTRASTES,..)

6.6 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO CARICATURA (PROPORÇÕES, LUZ E SOMBRA, CORES, CONTRASTES,..)

6.7 COR NA CARICATURA, NO DESENHO HIPER REALISTA E NO MANGÁ

6.8 LUZ E SOMBRA NA CARICATURA, NO DESENHO HIPER REALISTA E NO MANGÁ

Módulo 7) Construção do traçado

7.1 ATO CRIATIVO: FASES DA CRIATIVIDADE (preparação, incubação, iluminação e verificação)

7.2 PESQUISAS DE DIFERENTES ARTISTAS ( CORES, TRAÇOS, TEMA, LUZ E SOMBRA, PERSPECTIVA,..)

7.3 DIFERENÇAS ENTRE ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS: REALISMO, PÓS IMPRESSIONISMO/EXPRESSIONISMO

7.4 DIFERENÇAS ENTRE ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS: CUBISMO

7.5 DIFERENÇAS ENTRE ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS: POP ART OU OP ART

7.6 DIFERENÇAS ENTRE ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS: SURREALISMO

7.7 CONCEITOS VISUAIS: PROFUSÃO/ECONOMIA

7.8 CONCEITOS VISUAIS: LEVEZA

Módulo 8) Unidade de estilo

Neste módulo você ira desenvolver as habilidades de auto conhecimento, reflexão, criação, aprimoramento técnico com enfoque nas poéticas individuais.

Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais e de artistas.

Analisar e experimentar diferentes técnicas de expressão artística a fim de comunicar sua criação.

Trabalhar os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais específicos do módulo.

Todos os módulos passam pelos conteúdos:

1)        O que te inspira?

2)        Rabisque as ideias sem julgamentos (mapa mental)

3)        Busque referências 

4)        Planeje a composição (equilíbrio visual)

5)        Desenhe (perspectiva)

6)        Pinte (pense na paleta de cores)

7)        Luz, sombra, texturas

8)        Acabamento

8.1 APROFUNDAMENTO DOS CONCEITOS VISUAIS E EXPRESSÃO LINEAR

Conteúdo conceitual: Composição visual e expressão linear

Elemento visual: Linha

Conteúdo procedimental: Como elaborar uma composição visual considerando a variação e posicionamento das linhas. Proporção das imagens em relação ao espaço. Linha fina, linha grossa, ondulada, vertical, horizontal

Técnica artística:

Conteúdo atitudinal: no ato de produzir refletir sobre sua capacidade: “ eu sei, eu posso, eu consigo, é possível.”


Propostas

Objetivo: Montagem de um portfólio

Represente um objeto conhecido, de pequeno tamanho, mas que se torne maior a um outro objeto que sabemos ser grande. A surpresa tornará manifesto o sentido fortemente predeterminado que todos temos da escala.

Escolha duas ideias conceituais opostas (amor-odio, guerra-paz, cidade campo, organização-confusão) Faça uma representação que reforce as ideias, utilizando técnicas visuais que reforcem o significado através do material utilizado.

Faça uma representação artística em que em que materiais visuais distintos sejam justapostos, tendo em vista uma intensificação ou aguçamento do efeito da mensagem.

Represente artisticamente o dualismo do conceito estudado.

LISTA DE MATERIAIS

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DESENHO 

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TINTA ACRÍLICA

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TINTA A ÓLEO